Pony Express

A história do Pony Express, é emocionante pela abnegação e esforço dos homens que montavam cavalos praticamente sempre a galope, com o objectivo de percorrer, diariamente, o máximo possível de quilómetros.

Para além das dificuldades naturais dos "caminhos" que tinham de percorrer, podiam ter que enfrentar bandidos, índios hostis e até animais selvagens que percorriam as vastas planícies, munidos apenas do essencial, para não provocar muito peso em cima da
montada. Normalmente, levavam um saco com o correio, revólver, um cantil com água e, ás vezes, um rifle.

E tudo começou em 1860. Em 1845, falava-se que uma mensagem do Presidente James K. Polk, levava seis meses de grandes dificuldades, para chegar ao Oeste tão distante. Usamvam-se rotas que contornavam a América do Sul, ou atravessavam o istmo do Panamá! No início de 1860, a rota mais rápida era o correio de diligências Butterfield Stage que seguia de Sto. Louis no Missouri, até El Paso no Texas e demorava vinte e cinco longos dias.

E foi assim que, em 3 de Abril de 1860, Alexander Majors e mais dois sócios, depois de várias peripécias, resolveram fundar a Pony Express na cidade de Lexington no Missouri, sua terra natal.

Reunindo um leque de experimentados e corajosos cavaleiros, conseguiram fazer a primeira viagem, cumprindo a rota a partir do Oeste do país, em apenas 10 dias e umas horas.
A partida do Este foi feita em 11 dias e umas horas. Foram cobertos 402 km a cada 24 horas.

Nesta época, os cavaleiros recebiam 100 dólares por mês e entregavam lealmente a sua vida a um destino incerto, mas que contribuiu para estabelecer uma regularidade que os americanos souberam reconhecer.
                       

Normalmente, as estações de paragem, distavam 16 km em média umas das outras ao longo do caminho, porque esta era considerada a distância máxima que um cavalo podia percorrer em ritmo ininterrupto de galope. Imediatamente o cavaleiro pegava uma montada fresca e partia a galope para a próxima paragem, normalmente uma pequena casa com um curral onde os cavalos  eram alimentados e descansavam.
Uma chegada, uma partida

 Era uma vida dura, arriscada, mas que os cavaleiros da Pony Express encaravam com grande seriedade e sentido do dever, cumprindo o mais rápido possível para que o correio chegasse ao destino. Esta razão, enchia-os de compreensível orgulho.  

Sem comentários:

Enviar um comentário