A Guerra Mexicano-Americana (1846 a 1848)

Este foi o primeiro grande conflito impulsionado pela ideia Destino Manifesto, a crença de que a América tinha um direito dado por Deus: o destino de estender as fronteiras do país de costa a costa. Assim, a 25 de Abril de 1846, iniciou-se uma guerra que teve enormes consequências para as duas nações envolvidas

Como resultado, os Estados Unidos aumentaram o seu território, enquanto o México perdeu quase metade do seu.

Pintura da Batalha de Churubusco 1847
O desejo de os Estados Unidos quererem alargar as suas fronteiras até ao Pacífico, provocou conflitos com todos os seus vizinhos, desde os britânicos no Canadá e Oregon, aos mexicanos no sudoeste e,
como não podia deixar de ser, aos próprios americanos nativos. Desde a aquisição feita pelo presidente Thomas Jefferson do território da Louisiana em 1803, os americanos migraram para oeste em números cada vez maiores, muitas vezes ocupando terras que nem pertenciam aos Estados Unidos. 

   
Pintura da Batalha de Vera Cruz
Data25 de Abril de 1846 a 2 de Fevereiro de 1848
LocalTexas, Novo México, Norte e centro da Califórnia, México oriental e Cidade do México
DesfechoVitória americana, Tratado de Guadalupe Hidalgo e Cessão Mexicana
Combatentes
US flag 27 stars.svg Estados Unidos México
Principais líderes
US flag 27 stars.svg James K. Polk
US flag 27 stars.svg Zachary Taylor
US flag 27 stars.svg Winfield Scott
US flag 27 stars.svg Stephen W. Kearny
Flag of Mexico.svg Antonio López de Santa Anna
Flag of Mexico.svg Mariano Arista
Flag of Mexico.svg Pedro de Ampudia
Flag of Mexico.svg José Mariá Flores
Forças
91 000 soldados34 000 – 60 000 soldados
Vítimas
1 733 mortos (em combate)
Total: 13 271 mortos

~ 16 000 mortos
   Quando o Presidente James K. Polk tomou posse, em 1845, a ideia chamada Destino Manifesto, havia criado grande popularidade no povo e o novo presidente era um grande crente da ideia da expansão. Com base neste princípio, eram cada vez mais os americanos que se estabeleciam em terras do Oeste.

Depois, o Estado do Texas, foi considerado um estado mexicano rebelde. Esta disputa acabou num conflito militar aberto, quando um destacamento americano invadiu um território ao sul do Rio Nueces. Era evidente que os mexicanos só iriam ceder pela força das armas.

Finalmente, depois de várias guerras e milhares de perdas de vidas dos dois lados, em 2 de Fevereiro de 1848, foi assinado o Tratado de Guadalupe Hidalgo. O tratado previa a anexação de partes do norte do México pelos Estados Unidos. Em troca os EU concordaram em pagar 15 milhões de dólares como compensação para os territórios perdidos pelo México. Era a força das armas e as novas técnicas de guerra, a sobreporem-se a vontade mexicana.

A guerra custou aos Estados Unidos mais de 100 milhões de dólares e terminou com a vida de quase 14 mil soldados americanos e 16 mil mexicanos. Os actuais estados que passaram para as mãos americanas são: Califórnia, Nevada, Texas, Utha, Novo México e partes dos Estados de Arizona, Colorado e Wyoming.

O Presidente Santa Ana, perdeu o poder no México após a guerra.

O General Zachary Taylor usou a sua fama como herói da guerra, para alcançar a presidência dos EU em 1848.
    

Sem comentários:

Enviar um comentário